Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

2025 marca os 40 anos de Saint Seiya, que iniciou a popularização de anime no Brasil

Conhecido como Os Cavaleiros do Zodíaco, em países de língua portuguesa, série de mangás coleciona sucessos e fracassos

Em dezembro de 2025 a série de mangás, responsável por popularizar essa cultura no Brasil, chega aos 40 anos. Saint Seiya ou Os Cavaleiros do Zodíaco, como é conhecido em países de língua portuguesa, foi escrito e ilustrada por Masami Kurumada e publicado pela primeira vez na revista Weekly Shōnen Jump, dividida em duas partes, sendo a primeira lançada entre o final de 1985 e começo de 1986, terminando já no final dos anos 90.

Além de ser responsável por abrir as portas para os animes no Brasil, Os Cavaleiros do Zodíaco tem um espaço cativo e afetivo na infância daqueles que já passaram dos 30 anos. Adaptado como anime pelo estúdio Toei Animation, o mesmo de Dragon Ball, Sailor Moon, Digimon, One Piece e Zatch Bell!, Saint Seiya foi sucesso absoluto nas décadas de 90 e 2000, trazido para o país pela extinta Rede Manchete. Com o passar do tempo, houve sucessos e fracassos, como o mais recente filme adaptado para o Cinema e que dividiu a opinião dos fãs, sendo que a maior parte detestou o que foi feito com a história.

Mas, o que é mais importante em relação aos Cavaleiros do Zodíaco, é o fato de que o mangá e o anime foi o grande responsável por trazer essa cultura oriental para o Brasil, abrindo as portas para a chegada de muitos outros títulos e popularizando autores e produções japonesas por aqui.

Atualmente, os adeptos dos mangás e dos animes, consideram o enredo de Os Cavaleiros do Zodíaco como sendo extremamente bobo e, de fato, as histórias são bem simples, com muitos furos e narrativas que se perdem ou não se encaixam da maneira como deveriam. No entanto, Saint Seiya marcou uma geração de crianças e adolescentes que, sem acesso a todo aparato tecnológico que temos hoje, descobriu, através da TV, a riqueza dos artistas japoneses.

Na época em que Os Cavaleiros do Zodíaco chegou ao Brasil, era improvável ter acesso a informações como mangaká, saber como é todo o processo criativo desses profissionais e como é vasto esse universo de mangás e animes.

Post anterior
Próximo post

Vanderson Freizer

Escritor e Bloger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2025 Vanderson Freizer. Todos os direitos reservados | Feito por andrearty.com