Romance nos mostra que a vida é cheia de conflitos e decisões que precisam ser tomadas com urgência. Além de questionar o porquê da existência
Antes de tudo é preciso dar os parabéns aos 90 anos de Raduan Nassar, nascido em 27 de novembro de 1935, na pequena cidade de Pindorama, no interior de São Paulo. Também é preciso agradecer a este autor, que é um dos mais importantes da Literatura brasileira, vencedor do Prêmio Camões (2016), duas vezes agraciado com o Jabuti (1976 e 1998), entre outras honrarias. Nassar tem uma escrita que não poupa a realidade cruel, de fácil entendimento e capaz de nos fazer entender que a realidade pode ser mais dura que a ficção.
Agora, vamos tratar de Lavoura Arcaica, romance que completa 50 anos da primeira publicação, feita em 1975 pela Livraria José Olympio Editora e que é um dos mais importantes livros da nossa literatura. Uma obra-prima, instigante, marcante e que mostra como a vida é capaz de ser pior do que se possa imaginar. Lavoura Arcaica ganhou as telas de Cinema em 2001, um homônimo, dirigido por Luiz Fernando Carvalho.
Mas, além do audiovisual, são nas páginas escritas por Raduan Nassar que você irá mergulhar na história de vida de André e de toda sua tentativa de fuga de uma realidade rural que fez parte da vida de milhões de brasileiros. Vai conhecer também o pai do personagem principal, um homem rígido na moral e nos costumes e entender por que o protagonista se apaixona pela própria irmã. Repleto de conflitos da existência humana, Lavoura Arcaica é essencial para os amantes de uma boa leitura, ou melhor, para aqueles que apreciam livros de grande qualidade. Lavoura Arcaica é sobre existir e todos os conflitos de nossa natureza. Aquilo que conquistamos e nossas derrotas. É a vida como ela realmente é, sem meia palavras, sem rodeios, direta e implacável. O romance, que já tem 50 anos, é mais atual do que muitas discussões de internet. Se você não leu, está perdendo uma obra magnifica.
