Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

São Paulo segue tendência de aumento de estupros de vulneráveis

Nos últimos três anos, números de casos deste tipo de crime se mantiveram acima dos 10 mil

Entre os anos de 2020 e 2024, o estado de São Paulo teve um aumento de 32,9% no número de casos de estupro de vulnerável (Artigo 217 – A, do Código Penal, e tipifica qualquer pessoa que mantenha conjunção carnal ou pratique outro ato libidinoso com menor de quatorze anos). Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SP). Em 2020, foram registrados 8.404 crimes de estupro de vulnerável no estado de São Paulo, o índice saltou para 11.169 ocorrências em 2024, tento ficado acima de 10 mil casos nos últimos três anos.

Levando em conta a existência de subnotificação, os dados sobre estupro de vulnerável, no Estado mais rico do Brasil, podem ser ainda piores.

Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o número de estupro de vulneráveis em São Paulo somam 8.407 casos, uma alta de 0,28%, se comparado com o mesmo período de 2024. Pode parecer um aumento insignificante, porém, isso deixa claro que a tendência é de que os estupros de vulneráveis continuem crescendo. Um dos aspectos que favorece esse crescimento, é o total abandono de políticas sociais que possam fazer com que os índices crescentes sejam revertidos para queda.

Mais uma vez, é importante ressaltar que, havendo subnotificação e, é provável que muitos casos não sejam levados ao conhecimento das autoridades, a situação em São Paulo é muito pior do que parece. Casos de estupros de vulneráveis, especialmente os cometidos por conhecidos ou parentes das vítimas, costumam ser ignorados. Também não existe uma política pública eficiente, que deixe claro para crianças e pré-adolescentes, quando elas estão sofrendo abusos.

O atual governo de São Paulo, além de não apresentar propostas para outros setores sociais, praticamente abandonou as políticas públicas relacionadas aos crimes que são cometidos contra menores de 14 anos.

Estupros no total também segue tendência de alta

Em relação a totalidade de estupros ocorridos em São Paulo, os dados da Secretaria de Segurança Pública deixam evidente a existência de uma tendência de alta nos casos. Em 2022 foram registrados 13.240 casos de estupros no Estado, em 2024, os dados mostram 14.579 estupros, um aumento de 10%.

Também é evidente que neste tipo de crime, pessoas menores de 14 anos são as principais vítimas. Não existe uma discussão do Poder Público de São Paulo a respeito do que fazer para diminuir o aumento do número de estupros no Estado. O assunto é ignorado por políticos e não está na pauta do governo estadual. Até setembro deste ano, o número total de estupros ocorridos em São Paulo é de 10.950 ocorrências, o que representa um aumento de 13%, se comparado ao mesmo período de 2024.

Post anterior

Vanderson Freizer

Escritor e Bloger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2025 Vanderson Freizer. Todos os direitos reservados | Feito por andrearty.com