Um dos maiores cantores e compositores da MPB, dono de letras transcendentais, como: Paralelas, Populus, Conheço Meu Lugar e Como Nosso Pais
Belchior é um dos maiores letristas da Música Popular Brasileira, entre sucessos e fracassos, sua incursão pelos versos e poemas que compõe uma carreira brilhante, teve início em 1965, ainda em sua cidade natal, Sobral, no Ceará. Infelizmente o fim de Belchior se deu em 30 de abril de 2017, na cidade de Santa Cruz do Sul, pondo fim a vida do cantor e do compositor, mas nunca encerrando seu legado.
São 50 anos de música, de história e de versos que precisam ser ouvidos com toda a atenção que for necessária, para que possa ser entendida a mensagem que Belchior quer passar através de sua arte. Paralelas, Brasileiramente Lina, Peças e Sinais, Populus, Carisma, Galos Noites e Quintais, Tudo Outra Vez e, praticamente todas as letras de Belchior, exigem que seja feita uma reflexão sobre cada frase.
“E no escritório em que eu trabalho e fico rico / quanto mais eu multiplico, diminui o meu amor”. Esse é um dos exemplos de como as letras de Belchior são complexas e nos forçam a pensar sobre a vida. nenhuma música de Belchior é simples de entender e, muitas delas, tal qual Sujeito de Sorte, carregam citações de escritores, poetas e muitos nomes da literatura. A influência literária na obra de Belchior pode ser vista na música Divina Comedia Humana, Voz da América e muitas outras.
Acredito que nem seja preciso falar profundamente de Como Nossos Pais, um grande sucesso na voz de Elis Regina e Apenas um Rapaz Latino-Americano, presentes no disco Alucinação. E, por falar em disco, outros destaques são: Era Uma vez um Homem e o Seu Tempo e Coração Selvagem.
A história de vida de Belchior e a forma como ele lidou com sua carreira se misturam. De 1965, quando tudo teve início em Sobral e depois com suas mudanças para Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, existiu um caminho árduo. Foram anos de sucessos, fracassos, mas não de derrota. 70 anos de vida que tiveram fim em uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, algo que, se fosse planejado, talvez nunca teria acontecido, pois Belchior nasceu em um extremo do país e acabou morrendo em outro. Eu digo a vocês com toda certeza: vale a pena ouvir Belchior e, muito além de simplesmente ouvir, eu recomendo que reflitam sobre cada música, cada frase, cada mensagem que é passada através das letras de um dos maiores artistas do Brasil.
