Dados são do Procon-SP e mostra as Casas Bahia como a campeã de reclamações do comercio varejista
Imagina você receber todos os dias dezenas de mensagens via SMS e inúmeras ligações oferecendo serviços. Não importa o horário, das 8 as 20 horas você pode ter certeza que irá ser perturbado por inúmeras empresas, mesmo após a implementação do serviço “Não Me Ligue”, o incomodo com chamadas e mensagens continua o mesmo, tendo informações de que piorou em 2025. Antes mesmo que suas faturas vençam, os prestadores de serviços já começam a enviar alertas para que seja feito o pagamento. Em muitos casos, se o atraso for de um ou dois dias, sua vida irá virar um inferno, com uma perturbação que parece tortura. São ligações intermináveis, muitas delas começando antes das 7 da manhã e não tendo hora para acabar, a não ser quando o pagamento é feito e, ainda assim, depois de um ou dois dias, as mensagens e as ligações não terão parado.
Entre os anos de 2022 e 2024, as operadoras de telefonia móvel reinaram de forma absoluta no ranking das reclamações da perturbação do sossego. Foram 34.169 reclamações registradas somente no PROCON-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo, tendo a Claro como a campeã em número de reclamações: 11.891, seguida pela VIVO (11.489) e TIM (10.789). As Casas Bahia, no seguimento de comércio varejista, foi o destaques do setor, com 4.932 reclamações, a maior parte delas relacionadas ao oferecimento de cartões de crédito.
Em 2025, mesmo cadastrando os números para não receber ligações de telemarketing, há relatos de que as empresas estão perturbando os clientes cada vez mais. A maioria das chamadas ficam mudas e, muitos acreditam ser de criminosos, mas, no entanto, grande parte dessas chamadas são provenientes das empresas de telefonia, o motivo para fazerem isso? Só eles sabem. Mesmo que em 2024, a Claro tenha caído de maneira considerável no índice de reclamações, saindo de 6.289 ocorrências em 2022, para 1.553 no ano passado, a empresa ainda está entre as campeãs de reclamações e há relatos de quem neste ano, as ligações da gigante da telefonia e de outros serviços, tenha aumentado de forma considerável.
Já a Vivo tem mudado de estratégia e, ao invés de ficar perturbando com ligações, passou a enviar dezenas de SMS, a grande parte deles, além de oferecer produtos para quem já é cliente, oferece para quem optou pela concorrência, o serviço de portabilidade. Essa estratégia também está sendo utilizada pela TIM. Já em relação a Claro, os clientes dessa operadora recebem todo tipo de mensagens: desde de alertas de vencimento de fatura, que começam a chegar dias antes da data de pagamento, algumas com antecedência de um mês, a até propagandas de tudo que você possa imaginar.
As informações utilizadas neste texto são públicas e você pode ter acesso aos dados completos clicando aqui. Também poderá cadastrar seus números no “Não Me Ligue” e, mesmo que muitas empresas não respeitem sua decisão, vale a pena tentar.
