Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O crescimento do uso de anabolizantes por jovens que deveria ter mais atenção da saúde pública

Droga causa distúrbios no comportamento, aumento da pressão arterial e morte súbita

O poder público precisa entender que o aumento do uso de anabolizantes por adolescentes deve ser tratado como um problema de saúde pública e criar mecanismos para enfrentar essa situação antes que seja tarde demais e que resulte em epidemias de doenças graves e que podem resultar em morte prematura ou consequências para a vida inteira. Poucos são os estudos relacionados a essa prática em busca do corpo perfeito.

Os dados mais recentes e confiáveis, levantado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), apontam que desde 1996, houve um crescimento de 39% no uso de anabolizantes entre estudantes do ensino fundamental e 67% para alunos do ensino médio, sendo que, 84% daqueles que estavam no último ano, fizeram uso de substâncias para aumentar os músculos. Você pode ter acesso a mais informações, basta clicar aqui.

Médicos alertam que o uso de anabolizantes deve ser acompanhado de forma rigorosa por profissionais da saúde e que os danos causados, em muitos casos, podem ser irreversíveis. Utilizar essas substâncias pode trombose, hipertrofia do coração e hepatite, podendo levar a morte súbita ou prematura. Estimasse que as doses utilizadas por aqueles que estão em busca do corpo perfeito, são até 15 vezes maiores que as recomendadas por especialistas em reposição hormonal.

Outros estudos apontam que o aumento do número de mortes de jovens está relacionado ao uso de substâncias utilizadas para ganhar músculos de maneira rápida. Esses jovens passam a ter conhecimento sobre os benefícios de usar anabolizantes nas academias, na maioria dos casos, os profissionais ligados as práticas de exercícios escondem os efeitos colaterais, ressaltando apenas os benefícios. Vale destacar que, em 2014 o Brasil tinha pouco mais de 20 mil academias, número que aumentou para mais de 60 mil em 2024, colocando o país na segunda posição do mercado fitness no mundo.

Além de causar distúrbios de comportamento durante o uso, abandonar os anabolizantes é outra situação que causa danos preocupantes, incluindo a depressão. Vale destacar que, no Brasil, existe um crescimento constante de problemas psicológicos, levando milhares de jovens a cometer suicídio todos os anos.

Post anterior
Próximo post

Vanderson Freizer

Escritor e Bloger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2025 Vanderson Freizer. Todos os direitos reservados | Feito por andrearty.com