Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso e Engenheiros do Hawaii são do tempo da boa música. 2026 ainda marca os 50 anos de Alucinação, de Belchior
2026 marca os 40 anos de 4 excelentes discos do rock nacional, responsáveis por alguns dos maiores sucessos da MPB (Música Popular Brasileira). Além de serem do tempo em que existiam excelentes letras e melodias, os álbuns fazem parte da década em que o rock ainda detinha grande espaço nas rádios, antes do declínio das grandes bandas no começo dos anos 90.
Em 24 de abril, Os Paralamas do Sucesso lançou o extraordinário Selvagem?, trata-se do terceiro álbum da carreira da banda, responsável pelos sucessos Alagados, A Novidade e a música que dá título ao disco. Selvagem? ocupa a 39ª posição entre os 100 melhores discos da música brasileira, lista feita pela revista Rolling Stone e está em 24º lugar no livro Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos, organizado e idealizado pelo jornalista e escritor Ricardo Alexandre.
Em 25 de junho foi a vez dos Titãs entrar nas paradas de sucesso com Cabeça Dinossauro, produzido por Liminha, o disco conta com músicas geniais, destacando-se Homem Primata, Bichos Escrotos e Família, além da música que dá nome ao álbum e Polícia. Em 212 foi relançado com versões demos e em 2021 teve uma edição comemorativa dos 35 anos de lançamento.
Já em 20 de julho o Legião Urbana lançou o álbum Dois. O disco está na lista dos 100 melhores da revista Rolling Stone, na posição número 21. Entre os destaques, é possível citar Eduardo e Mônica, Tempo Perdido e Quase sem Querer. Dois é o segundo álbum de estúdio do Legião Urbana, tornando o grupo um dos maiores sucessos dos anos 80.
Em outubro, o Engenheiros do Hawaii lançou seu disco de estreia para escrever o nome da banda como uma das melhores do rock nacional. Longe Demais das Capitais bateu recorde de vendas em 1986, teve música em trilha sonora de novela e todas as faixas são irretocáveis, com letras e melodias que podemos ouvir um dia inteiro sem nos cansarmos. Longe Demais das Capitais é um dos discos mais importantes da MPB, o primeiro do Engenheiros do Hawaii e responsável por fazer da banda um sucesso nacional.
Belchior… Apenas um rapaz latino-americano
Alucinação, lançado em junho de 1976, é a obra-prima de Belchior, contendo algumas das melhores músicas do cantor e compositor, incluindo Como Nossos Pais, regravada por Elis Regina, Apenas um Rapaz Latino-Americano, Sujeito de Sorte e a música que é título do disco.
São 50 anos de um dos mais importantes discos da MPB, menosprezado na época de seu lançamento, mas que, ganhou o público com mais de 600 mil copias vendidas, deixando um legado gigantescos para a MPB. Com letras sem a intenção de agradar, Belchior rompeu as fronteiras do sucesso, sendo um dos responsáveis pelo destaque de artistas cearenses no cenário da música nacional.
