Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A destruição da história que carregou parte do desenvolvimento desse país

Pouso Alegre se orgulha de ser uma cidade do futuro, mas não é capaz de preservar o passado que deu início ao desenvolvimento

A cidade que se diz do futuro, e temos muitos exemplos que negam essa afirmação, é incapaz de valorizar e preservar parte importante do seu passado. Pouso Alegre poderia estar entre as muitas cidades que tratam com dignidade o que deu início ao seu desenvolvimento, porém, faz o posto disso. Além de quase destruir um patrimônio histórico o pouco que resta é tratado com desdém e o mais completo abandono.

Pouso Alegre destruiu parte da história, não somente da cidade, mas de todo o Brasil / Imagem: Arquivo

Nem vou entrar no mérito de desperdício de dinheiro público. Os moradores mais antigos da cidade sabem o quanto foi gasto para que Pouso Alegre contasse com um atrativo turístico em relação as estradas de ferro. Aqui, quero relatar o descaso, não somente com algo que foi importante para o desenvolvimento da cidade mais industrializada da região, mas do Brasil como um todo. Os mais jovens podem não saber, mas os trens foram de grande importância para esse país.

É inaceitável que parte da história de Pouso Alegre, que se mistura com parte de história do Brasil, seja tão maltratada. Já que muito do que existia foi destruído, o que resta poderia ser preservado para as gerações futuras. Ainda existe estrutura suficiente para que Pouso Alegre comece a valorizar o seu passado. Isso é uma reparação do que foi feito, sobretudo com a locomotiva 205, umas das que estiveram na cidade. Um patrimônio de importância incalculável, foi depredada, sucateada e vandalizada, durante o tempo que esteve em Pouso Alegre, até ser resgatada e tratada com o respeito merecido.

Pouso Alegre deveria se orgulhar de fazer parte da história das ferrovias do Brasil, deveria ter parte da estrada de ferro para mostrar como o desenvolvimento é feito com muita luta e esforço. Porque é justamente isso que o trem representa: um passado que foi construído com intenso sacrifício. Quem conhece a história das ferrovias no Brasil, sabe que esse período foi sangrento, arriscado e que custou muitas vidas de trabalhadores e, é justamente por isso que, todas as cidades que foram privilegiadas com trilhos, deveriam reconhecer a grandiosidade das locomotivas e dos inúmeros vagões que transportaram as muitas riquezas dessa nação.

Post anterior
Próximo post

Vanderson Freizer

Escritor e Bloger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2025 Vanderson Freizer. Todos os direitos reservados | Feito por andrearty.com