Sem desmerecer Peter Finch, mas Sylverster Stallone deveria ter sido o vencedor do Oscar de Melhor Ator em 1977
2026 marca os 50 anos de dois filmes de grande importância para a Cultura Pop, com legado indiscutível nos gêneros terror e drama, além do fato de um deles ser o responsável por uma das melhores trilhas sonoras da história do Cinema.
Lançado em novembro de 1976, com direção de Brian De Palma, Carrie, a Estranha, é, até hoje, uma das melhores adaptações de um livro de Stephen King para as grandes telas, tendo sido o primeiro bem-sucedido, de inúmeras tentativas nos anos 70. Com atuações brilhantes, com destaque para Sissy Spacek e Piper Laurie, o longa é uma das referências do gênero terror e drama.
Carrie mostra como alguém com poderes sobrenaturais pode ser perigoso. Mas, além do terror, deixa evidente o drama de muitos estudantes que precisam enfrentar a discriminação por ser diferente. O fanatismo religioso é outro tema abordado com maestria, em um roteiro muito bem escrito por Lawrence D. Cohen e descentemente dirigido por De Palma, o diretor que acerta de maneira brilhante ou erra miseravelmente em suas empreitadas no Cinema. O drama nos traz uma das cenas mais impactantes de um baile escolar, até hoje imitada por diversos outros filmes ou séries.
A adaptação de Stephen King entrou para a história como um dos melhores filmes de todos os tempos, estando em diversas listas, tais como: Empire Magazine dos 500 Maiores Filmes de Todos os Tempos, na posição 86. Dos 50 melhores filmes “High-school” da Entertainment Weekly e a cena do baile é considerada uma das mais perturbadoras e assustadoras do Cinema.
Já Rocky, um Lutador, chegou aos cinemas em dezembro de 1976, sendo que, no Brasil a estreia só aconteceu em janeiro de 1977. É o melhor trabalho de Sylverster Stallone e, sem desmerecer Peter Finch, o ator deveria ter sido o vencedor do Oscar de Melhor Ator por sua atuação. A luta de Rocky Balboa, tanto nos ringues, quanto em sua vida particular, é dos filmes mais importantes do gênero de drama esportivo. Também temos que destacar Apollo Creed, interpretado por Carl Weathers, um dos melhores personagens para um filme com a temática de boxe.
Além do legado e da importância, sendo considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo”, pela National Film Registry dos Estados Unidos, Rocky tem uma das trilhas melhores trilhas sonoras da história do Cinema. Gonna Fly Now, de Bill Conti, ainda é amplamente utilizada em eventos esportivos. A cena em que Rocky Balboa corre pelas ruas da Filadelfia e termina no topo da escadaria de 72 degraus, de frente ao Museu de Arte, foi uma das mais imitadas por diversas pessoas em todo o mundo, tanto no local onde foi filmada, quanto em outros lugares com escadas.
